Estou crescendo mamae...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Planos pro fim de semana... Vai rolar praia, pode?

Bem, tão anciosa pra montar o BLog.. e sem tempo para atualizar!!
Hoje o que me trouxe aqui foram mais umas pesquisas de internet no que se PODE e o que NÃO SE PODE fazer.
Como o papai chega de viagem essa sexta... já estou programando a idéia de ir aproveitar o feriado numa praia!!
Então, nós mamães ficamos com algumas duvidas... e nas pesquisas achei essas respostas que podem nos ajudar:

Posso tomar banho de mar?
Pode, desde que tome algumas precauções. “Para evitar um esforço muito intenso e o risco de quedas provocadas por ondas fortes, a gestante não deve nadar em áreas profundas. Recomendo que o nível da água fique na altura do joelho”, diz Yuri Andrei Dutra Sampaio, ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz, de São Paulo. Outro cuidado a ser tomado é permanecer de costas para as ondas para que não haja choque direto com a região do abdômen. É bom lembrar que a permissão para banho de mar é válida para as gestações de baixo risco. Gestantes com perigo de abortamento no primeiro trimestre, hipertensas ou com qualquer outra restrição devem conversar com o médico antes.   

Posso tomar sol? Os cuidados com a exposição ao sol devem ser redobrados durante a gravidez. “A pele da gestante é mais sensível, por esse motivo ela deve optar por um protetor solar com fator de proteção máximo e evitar os picos de sol”, esclarece o obstetra Yuri Sampaio. “O sol deve ser aproveitado no começo da manhã e no final da tarde, sempre com protetor solar e sem se esquecer do chapéu e do guarda-sol”, reforça Eduardo de Souza, professor do Departamento de Obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo. Todos esses cuidados impedem que os raios solares incidam diretamente sobre a pele e minimizam o risco do aparecimento das manchas características dessa fase.

O biquíni molhado pode trazer problemas? A roupa de banho úmida em contato com o corpo por muito tempo pode causar infecções na vulva e na vagina de qualquer mulher. No caso da gestante, é ainda mais perigoso porque a gravidez a deixa mais sujeita a doenças como a candidíase vaginal. O ideal é não permanecer com o biquíni molhado por muito tempo.


O calor pode aumentar o inchaço?
Com certeza, sim, porque a alta temperatura provoca a dilatação do sistema venoso. Entretanto, algumas estratégias ajudam a combater o inchaço. Procure não ficar muito tempo sentada nem em pé, imóvel. Caminhadas leves também minimizam o problema. Além disso, reduza a quantidade de sal na comida. Na areia da praia ou na borda da piscina, sente-se e estique as pernas sobre outra cadeira.

Eu só copiei o que me foi conveniente. (risos)

Minha preocupação é alem das manchas na pele que aparecem gratuitamente nesse período, tinha medo que o calor excessivo fizesse mal pro bebe, mas se seguirmos dicas simples podemos contar com uma boa diversão para o fim de semana.

Ah... chegando no 4º mês hein? Barrigão mais lindo do mundo, o papai fotografo vai chegar pra marcar essa data!!
Fui... ops... FOMOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me segue...